Ser pai não é uma tarefa fácil. Hoje, a impressão que tenho é que os dias são tão corridos que certos momentos não prestamos atenção em como educamos nossos filhos.

Recordo da minha mãe. As dificuldades que ela teve cuidando de três filhos. Seu exemplo de coração grande e bondoso é o que mais me marcou. Por isso, eu tento passar para minhas filhas o que recordo e o que julgo ser mais apropriado e valioso dessa herança imaterial que minha mãe deixou: seus conselhos e suas histórias de vida. Será que estou conseguindo seguir esse exemplo? Será que, no futuro, minhas filhas terão poucas ou muitas recordações de bons momentos comigo?

Hoje em dia, parece que o tempo passa mais rápido. A paciência e a tolerância parecem estar diminuindo a cada dia. Sentimos a pressão de ser a melhor versão de nós mesmos o tempo todo. Mas e o tempo com os filhos?

Raumsol, o autor da Logosofia, escreveu em seu livro Deficiências e Propensões do Ser Humano: “O relógio, tortura do mundo atual, não inquietava o homem, cuja existência se desenvolvia sem as demandas da urgência. Cada homem e cada povo vivia, pois, a vida a seu modo, embora não tivesse consciência cabal da forma de fazê-lo.”

Outro dia corrido desses, precisava escovar os dentes da minha filha que estava com muito sono e sem disposição para me ajudar. Num primeiro momento, veio a irritação e o pensamento de ameaçar, para ser atendido rapidamente. Felizmente percebi a tempo e ao invés de colocar temor na minha filha, falei com ela para que ela entendesse que era para o bem dela.

Apliquei um ensinamento logosófico muito oportuno para essas horas, onde o autor, extraído do livro já citado: “Diante da mesa do funcionário indolente e despreocupado, qual pessoa, mesmo a considerada paciente, não explode durante a espera, excitada por sua ostentosa passividade? Seguramente se conseguiria mais, nesses casos, antecipando a ele estas palavras: “Disponho de tempo, senhor. Atenda-me quando puder”

Com muita atenção e carinho, disse para ela: “Filha, tenho todo o tempo do mundo”. E fiquei esperando ela colaborar comigo. Ela olhou bem para mim e me perguntou se eu ficaria a noite toda esperando. Disse que sim, e ela simplesmente abriu a boca e me deixou escovar seus dentes.