Conversando com um conhecido sobre a Pedagogia Logosófica e suas vantagens na educação infantil, sabendo de seu interesse em educar o filho pequeno, fui surpreendido pela pergunta sobre o momento em que a criança deixaria a fralda e como a Escola Nova Ciência trataria desse assunto.
Essa preocupação é pertinente e natural nos pais, porque nesse câmbio fisiológico na vida infantil a criança, ao aprender a controlar o próprio corpo, vai ganhando maior independência para as suas atividades.
Expliquei a esse pai que as professoras saberiam falar com mais detalhe sobre esse cuidado tão importante quanto necessário, porém, perguntei se não seria igualmente importante ensiná-lo a deixar a teimosia e substituí-la pela docilidade, virtude cultivada por quem recebe o amparo e proteção da Pedagogia Logosófica. O pai, reflexivo, concordou.
Dentre os originais ensinamentos de RAUMSOL, criador da Logosofia, publicado em seu livro Intermédio Logosófico, pág.130, está a orientação a respeito: “Seja dócil a tudo quanto lhe for indicado para seu bem.”
A condição para ser dócil é saber discernir sobre o que é para o próprio bem e o que não é. Porém, a teimosia, pela força que exerce na mente humana, não deixa ver se o indicado é para o próprio bem, seja um conselho, uma ajuda ou uma explicação. E essa tendência tão frequente nos adultos, começa sua influência negativa já na vida infantil.
Uma criança que aprende a ser dócil aos conselhos dos pais, dos professores e dos amigos, evita muitos erros e problemas, ao mesmo tempo em que aumenta as possibilidades de uma vida mais produtiva e feliz, além de favorecer o cultivo da gratidão a todos aqueles que lhe fizerem um bem.