Em minha experiência como professora infantil, tenho a oportunidade de ensinar várias matérias que, como um enorme quebra-cabeças, vão se completando e constituindo a formação do aluno, que, no início, depende do professor para avançar na condução de sua própria vida.
Recentemente, a mãe de um dos meus alunos, uma criança de oito anos, iniciou uma série de procedimentos médicos como parte de um tratamento bem complexo e delicado. Observei que essa criança estava com um olhar distante e triste, enquanto aguardava a mudança de uma atividade para outra. E soube que um desses procedimentos havia ocorrido no dia anterior.
Ao perceber que eu a observava, esbocei um sorriso, o que fez com que ela viesse ao meu encontro e me abraçasse − um longo e afetuoso abraço. Esse momento, tão terno e natural, produziu uma saudável reação na criança, que pôde continuar suas atividades sem maiores problemas. Soube depois que, passado o delicado tratamento, o estado de saúde da mãe havia melhorado.
Olhar para a criança como um ser em formação, não apenas como um aluno. Acolhê-la com afeto e corrigi-la com firmeza, sempre com respeito. Esses são alguns dos aspectos de aplicação prática constante desta maravilhosa pedagogia, a Logosofia
A Pedagogia Logosófica nos permite viver com frequência momentos como este, com intensidade, com sinceridade, com confiança e com afeto. Isso porque é uma “poderosa fonte de energias que garantem o acerto no proceder e amparam a vida contra fatores agressivos, tanto de origem interna como externa, que põem em perigo a sua estabilidade.” (Trecho do livro: A Logosofia na Infância, página 12)
RAUMSOL, criador da Pedagogia Logosófica, escreveu em seu livro Logosofia. Ciência e Método, página 139: “O ensinamento logosófico estabelece que tudo quanto o homem pense e faça deve, necessariamente, estar influído por essa força interna que se chama afeto.”
Um abraço, um sorriso, um olhar, um gesto, às vezes sem palavras, podem fazer toda a diferença em nossa vida e na vida dos demais.