Nos dias de hoje a tecnologia nos proporciona cada vez mais comodidade. O que quase nunca nos damos conta, entretanto, é do seu mau uso, que se não for percebido a tempo pode trazer sérios problemas.

Um exemplo dessa comodidade veio com a pandemia; o trabalho remoto trouxe algumas vantagens, entre elas a de não perder tempo no trânsito e ainda cortar gastos com combustível e estacionamento.

No começo, sem pensar nos efeitos dessa mudança de rotina, não percebi que estava cometendo alguns erros. O ato de levantar-se, tomar uma água ou um cafezinho, ir até o escritório, caminhar até o restaurante e muitos outros dos quais não me dava conta ajudavam a movimentar o corpo — e acabaram por fazer muita falta. Assim, não demorou muito para que meu corpo começasse a reclamar com alertas de dores nas costas. Até o ponto em que foi necessário procurar um médico.

Iniciei sessões de fisioterapia e, entre os exercícios prescritos, havia um em que se deita com os pés apoiados no chão e uma das pernas deve se estender até a altura do joelho — o pé estendido deve ser guiado por uma faixa elástica, para alongar os músculos da perna e costas.

Numa das sessões, a fisioterapeuta, que acompanhava uma senhora que realizava tratamento semelhante, perguntou qual a cor da faixa que ela estava usando. E a senhora, com boa disposição e bom humor, respondeu: “Eu uso todas, a azul, a rosa, a verde, a amarela”. Nesse momento senti que precisava dizer algo, e foi aí que veio a ideia de dizer: “Com humor a dor se torna mais leve”. E elas deram risada.

Raumsol, o autor da Logosofia, escreveu em seu livro Introdução ao Conhecimento Logosófico que: “… se querem expandir a vida mais ainda, unam à própria alegria a alegria do semelhante. Unam o próprio esforço ao de outros e sentirão, assim, que a vida ganha mais corpo, porque o que os demais sentem, por reflexo sentirão também.”

A partir daquele momento, aparentemente trivial e sem importância, senti-me melhor e mais animado para realizar os exercícios com boa disposição. E vários pensamentos negativos que estavam em minha mente, perderam espaço naquele momento. A tecnologia pode nos ajudar em muitos aspectos, mas não é capaz de substituir esse contato humano, essa alegria e capacidade de dar risada dos próprios problemas, com bom humor. E você, gostaria de sentir também essa alegria que sinto em estudar essa ciência maravilhosa?