No livro “Os Heróis” de Thomaz Carlyle, há uma citação que sempre me chamou a atenção, por sua lógica precisa: “A história da humanidade é a história dos grandes homens que aqui estiveram”. O autor, conferencista em sua época, apresenta de forma sintética e explicativa os vários tipos de heróis, sob diversos pontos de vista; é respeitoso e ético em suas palavras.
O que é a história? Seria a soma dos grandes acontecimentos ocorridos, documentados em ordem cronológica, com base na realidade? Seria uma coleção de relatos caprichosos, aumentados pela imaginação, fora da realidade, com partes atenuadas ou omitidas, para conveniência de quem registrou os “fatos”? Consigo contemplar, por mim mesmo, o que é real?
Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL, no seu livro Biognose, pág. 91, nos ensina: “A autoridade do historiador surge da evidência com que concretiza um fato histórico e capacita ao que o escuta para que possa, por seus próprios meios, contemplar uma imagem real.”
Convido o leitor a exercitar junto comigo a função de pensar, movendo uma de suas partes mais importantes, que é a reflexão: A afirmação de Thomaz Carlyle é verdadeira? No campo da física, seria possível conhecer a verdadeira história da humanidade sem citar Newton, Einstein, Tesla…? Da música sem citar Beethoven, Bach, Chopin, Mozart…? Da matemática sem citar Tales, Pitágoras, Euclides, Gauss…? Da microbiologia sem citar Pasteur, Fleming, Koch…? Fica o convite para que o leitor continue esse movimento por seus próprios meios, guiado pelo próprio interesse, nos diversos campos do conhecimento humano: artes, literatura, química etc..
O que ainda nem todos sabem, é que um dos maiores acontecimentos da história da humanidade ocorreu em 11 de agosto de 1930. Carlos Bernardo González Pecotche (RAUMSOL) deu início à Era da Evolução Consciente. Criou a Logosofia, uma nova ciência que ensina a conhecer e a explorar o vastíssimo mundo interno do ser humano. As bondades de sua original pedagogia, hoje de projeções mundiais, começaram a ser experimentadas primeiro nos países sul-americanos. Está no Brasil desde 1935, há 90 anos.
Conheça mais sobre a importância da Logosofia na história da humanidade!